24.11.04

Malta, I need your help!...

Passei aqui, voltei a ver os comentários e ia responder outra vez à Claire. Mas gostava de vos ouvir. Eu disse há uns dias (está aí em baixo o post) que "não gosto disto" (um quadro da Paula Rego) "pela mesma razão de que gosto disto" (um quadro do Friedrich). Na altura de repente não me apeteceu escrever mais, e por ali fiquei.

A Claire - Claire, obrigado pela visita :) - diz-me em comentário: quando vi o teu 'não gosto' adivinhei que ias dizer 'porque gosto do Friedrich'.

Bom, fiquei a pensar. O que eu disse foi: "a razão é a mesma". Será a mesma coisa? Ou seja: acham que nós não gostamos de algumas coisas PORQUE gostamos de outras, ou pela mesma razão gostamos de umas e não de outras? Eu não gosto, por exemplo, de jazz porque gosto de Nick Cave, ou há uma razão que não é música, mas que faz com que goste do Nick Cave e não goste do jazz? Será que varia conforme as pessoas? Será que... ?