17.1.07

Arcano 17




À mon tour j'ouvre les yeux
(André Breton, Arcane 17)

Fechada sim, à espera de quem se faça digno de entrar: "buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á". Guardada no Leão e na Serpente, no sol e na treva, no espaço e no tempo, na força e na astúcia. Porta fechada, em ti se esconde o interior das coisas: porque ver é tocar.

O Leão, guardião dos lugares: sobre a roda de fogo do mundo (a juba), o triângulo divino (a face). Todo o lugar é a morada do Ser.

A Serpente, senhora dos tempos: cruzam-se em círculo a cabeça e a cauda, como todo o fim que se faz princípio (e ao princípio há sempre um Príncipe...). No duplo anel do infinito, a eterna restauração da inocência. Pois todo o anjo é irmão de um demónio antigo.

O encontro dos opostos à porta da porta fechada: sob o Leão e a Serpente, Janeiro 17. Um bom dia para recomeçar, tempo da celebração do duplo.

È Janeiro o mês de Janus, o deus barbudo da face dupla que rege a porta e a passagem da porta: o olhar-atrás e o olhar-além, o olhar-dentro e o olhar-mundo.

Janeiro 17, dia de Santa Madalena dos Mistérios. Arcano 17: a estrela. As coisas falam de coisas. Esta porta que vês está em Veneza, e a Veneza me liga um estranho laço que tem a forma de um leão e que tem a forma de um livro. Um dia falarei mais sobre a filha das águas mortas.

As coisas falam de coisas: passa o tempo sob o olhar imóvel do leão, símbolo de deus e do dia, passa o mundo sob a serpente, símbolo da forma e da distância. Em mim e em ti guarda o leão, aguarda a serpente. Em mim e em ti há mundos à porta fechada. Terrível é este lugar para quem saiba ver, terríveis os anjos dentro.

Por minha vez abro os olhos...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"à porta da porta fechada"

será que dia seremos dignos de entrar?

abraço forte

17/1/07 08:02  
Anonymous Anónimo said...

Até que enfim! Julguei que tinhas fugido! Gosto em rever-te

18/1/07 11:17  
Blogger Lord of Erewhon said...

Indeed Goldmundo... finalmente acordaste! :)

Abraço!

22/1/07 13:34  

Enviar um comentário

<< Home