3.6.04

A Senhora da Rocha (sobre ela, e sobre as Senhoras Negras)

No princípio foi a pintura (e eu até já a tinha tido como screensaver tempos atrás...), e como me acontece sempre andava eu na net à procura de uma outra imagem para outro texto que queria aqui pôr. E de repente aquela mulher outra vez, com ar de quem guarda a noite dentro de si.

Quis trazê-la para a minha Ribeira, sem saber o que fazer com ela. Talvez um título, uma legenda. Uma frase bonita, mas a noite é tão completa que não sabemos pôr-lha mais nada. Lembrei-me de contar o que fazia ela ali, e lembrei-me que eu também não sabia (mas a "Tempestade" que dá nome ao quadro é uma peça de Shakespeare, e ela é Miranda, e a história de Shakespeare era uma história que não me apetecia contar).

E vi, como se visse por entre o fumo, vi ao fundo de mim dois homens sentados a falar. "Eu vi-a como te estou a ver". E aconteceu-me outra vez uma coisa que já não vivia há muito tempo: havia uma música comigo, e os homens sentados olharam para mim como se me convidassem a beber também. Talvez seja por isso que na história eles olham à volta, como se tivessem pena das mesas vazias (e não, eu não sou o homem alto que lhes leva o rum...)

A música que estava comigo é uma das mais bonitas do mundo, e é uma música que eu não sei de mais ninguém que conheça e de mais ninguém que goste: Clavicula Nox, de Therion (o album "The Crowning of Atlantis"). Eu sei dela porque uma vez passei à porta de uma loja onde há cruzes inquietas e coisas feitas de metal e coisas negras que devem ser roupas de princesa, e essa música saía de lá, e eu perguntei a uma mulher alta que vestia de negro inteiro se me podia dizer o que era aquilo e ela olhou-me como se eu ainda não existisse e disse "É Therion" e eu andei dias em silêncio à procura de "Etherion" e não encontrei... Tenho pena de ser tão ignorante, e fiquei feliz quando a encontrei.

Mas eu estava a dizer que há uma coisa que não me acontecia há muito tempo. Escrever, ir escrevendo, sem saber qual vai ser a palavra a seguir, como se fossem as coisas a entrar em mim em vez de ser eu a falar delas. E portanto fui o primeiro a saber que aquela era a Senhora da Rocha mas não fui eu que o quis assim e também não sei como a história vai acabar.

E tudo isto ficou, por estas e outras coisas, nas mãos de Senhoras de Negro, e de homens sombrios porque sombrios devem ser os Therion. Vamos ver se sei dizer mais.