23.3.06

Ribeira negra, na véspera de ser dois anos




Para a Gotika, que é o princípio


Vinte mundos a arder: estranho fardo
depositou o abismo em meu regaço.
Inteiro nos meus olhos todo o aço,
nas minhas mãos de neve a rosa, e o cardo.

Não há outro hoje que este que em mim faço,
porque eu não abandono e nunca tardo.
No silêncio das águas guardo e aguardo.

Ao longe, o dia escorre o seu cansaço.

Fez-se barca o meu trono antigo e forte.
Fez-se caixão a barca (e não há morte
que esta que dou ao mundo, e ao corpo, e à luz).

Panos bordados de oiro e pedraria,
ribeira negra de núpcias (e é tão fria
a mão do anjo que a barca conduz).

[pintura: The Lady of Shallot, de
John Williams Waterhouse]

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

que lindo Gold.!!!

e waterhouse... paixão minha também esta...

23/3/06 18:41  
Blogger katrina a gotika said...

Parabéns. (E obrigada à parte que me toca. :)

Esse poema é teu?

23/3/06 23:52  
Anonymous Anónimo said...

Há tourada lá em baixo: PRESUNTO LIDA ZAZIE:
http://www.blogger.com/publish-comment.do?blogID=6670676&postID=114304085388970456&r=ok

24/3/06 14:36  
Blogger Lord of Erewhon said...

Belo post!

24/3/06 15:13  
Blogger Goldmundo said...

Obrigado, sophia, erewhon e ardath :)

Sim, gotika-madrinha, é. Hum. Não se lhe pode chamar "poema".

Na ribeira as pessoas engalfinham-se por causa da interpretação da arte bizantina. isto está podre de chique.

24/3/06 20:47  
Blogger zazie said...

Parabéns pela Ribeira, Gold!

24/3/06 21:34  
Blogger katrina a gotika said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

25/3/06 05:19  
Blogger katrina a gotika said...

Na ribeira as pessoas engalfinham-se por causa da interpretação da arte bizantina. isto está podre de chique.

Estou a ver, estou a ver.

Discorri sobre a origem etimológica da palavra chique mas depois apaguei porque me apercebi que lá estava eu a ser inconveniente com o meu mau feitio. E isto está muito chique, é preciso não riscar o verniz.

25/3/06 05:22  
Blogger Vítor Mácula said...

Uma libação à Ribeira, e outra à madrinha...;):):P:D!)#)=,)?!)

25/3/06 12:58  
Blogger zazie said...

o mais engraçado era saber-se porque motivo incomodei tanto o presunto...

ehehehe nem imaginam, nem imaginam, mas eu sei. E garanto-vos que é lei sempre que se lida com "eles" com os tribais da política.
A história da arte foi um pretexto. O ódio é outro. É o famoso ódio dos eleitos.


some things never change...

25/3/06 14:15  
Blogger Goldmundo said...

Madrinha, no dia em que fores inconveniente - no dia em que o que digas aqui seja inconveniente para mim, que sou a Ribeira - apaga o blog.

25/3/06 22:55  

Enviar um comentário

<< Home