5.9.04

Viajar

Por várias razões, de que a principal é - claro - a falta de dinheiro, foram muito poucas as viagens que fiz na vida. Já estive em Paris e em Londres, e é tudo (não compreeendo as pessoas que dizem, nestas circunstâncias "conheço Paris e Londres": nem o Porto onde nasci eu me atrevo a dizer que conheço). Mas gostava de viajar. Gostava muito.
Não tenho alma de nómada, e tenho muita pena. Gostava de poder andar sem sentir o lugar de onde vim como o Norte de bússola nenhuma. Gostava de saber que me era indiferente estar na Argentina ou em Madrid ou na Sibéria do Sul (haverá uma Sibéria do Sul?). Mas não. Tenho uma casa dentro de mim. (a casa não é o Porto; é o Alto-Minho e a Galiza, o único sítio - juntamente com Lisboa - onde respiro como respiram as crianças; todos os outros sítios são mais ou menos bonitos mas são antes de mais sítios de olhar).
Gostava de conhecer Budapeste, Praga, Edimburgo, Copenhague. Gostava de subir a Noruega a caminho do frio, e assistir à morte do sol nos fiordes que imagino negros. Gostava de parar em Olímpia e em Capri. Gostava de ver o milagre de Veneza deserta. Gostava de encontrar na Rússia uma mulher que me fizesse lembrar a Rússia. Gostava de ver o silêncio pesado de Colónia.
Fora da Europa, só o mundo do mundo me interessa, não o mundo dos homens. Mais do que tudo, queria ver o Estreito de Magalhães.
Talvez um dia.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sinto mais ou menos isso mas tenho um medo terrível de viajar, às vezes é mesmo falta de dinheiro, só consigo usufruir da viagem ou apreciá-la quando volto, nessa altura parece tudo maravilhoso. Supondo que existe um saara do norte acho que sim, a sibéria do sul deve existir algures na sibéria.

josesocrates

http://corrupto.blogs.sapo.pt

7/9/04 21:39  
Blogger Goldmundo said...

Bam vindo à Ribeira :) Comigo o momento maior é o antes. Enquanto acho que há uma Sibéria do Sul, e que amanhã a verei. Mas sim, também há o medo...

8/9/04 22:48  

Enviar um comentário

<< Home