14.10.04

Quero



Não sabemos se o dia vai no fim, se ainda agora se anuncia a manhã. Há um velho de costas (há sempre alguém de costas nos quadros assombrosos de Caspar David Friedrich), e talvez o velho seja aquele Viajante que do cimo da sua montanha connosco esteve há alguns dias. Tantos dias. Chegam barcos, ou talvez estejam para partir ao encontro de Ítacas que só eles hão-de saber encontrar. Talvez um deles seja a barca da morte, talvez um deles leve o corpo adormecido de Artur o Rei. Que sabemos nós?


Sentes o cheiro no ar, sentes a brisa? Tenho a certeza que este quadro é feito de Outubro, como de Outubro são as coisas que agora connosco tocam o mundo. É tempo de andar outra vez. Vamos. Há-de haver uma taberna perto, poderemos descansar e beber a cerveja preta dos duendes e ouvir histórias novas, histórias de rir e de espantar. Talvez a tristeza se queira sentar connosco, que importa? Talvez se diga da morte de marinheiros, talvez se conte que no mar grande andam navios em que só o fantasma do capitão continua a rota sem fim. Talvez haja novas da Índia. Talvez a mulher que vemos sentada seja já viúva e ainda não saiba, porque o barquinho pequeno ainda não aportou. Que sabemos nós?

Que sabemos nós, sim que sabemos nós dos dias feitos de cores e de letras... Que sei eu de mim. Ando numa floresta de lobos, disse lá atrás, e disse também estou tão cansado. Somos folhas no vento, disse alguém uma vez. Mas sabes, uma folha no vento pode ser afinal uma folha de papel cavalinho à espera de um desenho a lápis. E por isso me levanto. Andar, andar. Sei que ainda não estou bem. Ainda ouço os lobos a uivar. Ainda não sou capaz de fazer muitas coisas. Mas quero ver bem as cores assombrosas do mundo. Quero ver as minhas mãos reflectidas na água. Quero fazer o teu desenho a lápis. Sim, quero ser aquelas crianças a brincar.

(o quadro é do meu Caspar David Friedrich. Nunca mais ninguém pintou assim)


4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não sei como vim parar ao teu blog, acho que nunca cá tinha estado antes e qual foi a minha surpresa quando vi o meu blog adicionado aos teus links! Porque nunca me disseste nada?
As tuas palavras são de uma beleza melancolica e profunda... Estive há pouco a apagar uma série de blogs dos meus links e a adicionar outros e também te adicionei.
Ah... Eu sou a Gilly do blog Lunae Soul.
Beijos*********************)

16/10/04 00:23  
Anonymous Anónimo said...

Só para te dizer para continuares a postar sobre quadros do friedrich. É um pintor que vou re-descobrindo...
Suíno do tapor

16/10/04 00:39  
Anonymous Anónimo said...

Só para te dizer para continuares a postar sobre quadros do friedrich. É um pintor que vou re-descobrindo...
Suíno do tapor

16/10/04 00:40  
Anonymous Anónimo said...

ler todo o blog, muito bom

21/11/09 04:29  

Enviar um comentário

<< Home