20.12.04

25 de Abril Evolução?! 25 de Dezembro Atal!!

A maior parte dos meus amigos que justamente se indignou com o infeliz slogan do governo anda entretida agora a enviar cartõezitos de boas-festas dos quais anda ausente qualquer referência à Criança-Deus. Por todos os lados circulam bolinhas, estrelas e renas; já recebi também um coelho (no meu tempo deixávamos isso para a Páscoa), vários cometas e uma coisa que talvez seja arte moderna; mas desapareceram os cartões simples com pinturas do São José e da Virgem, das palhinhas e da alegria que faz os corações bater.

Eu percebo bem que se não acredite em coisas estranhas. Eu próprio não acredito na criação de riqueza pelo Estado, na justiça fiscal, na reencarnação ou nas virtudes da educação sexual nas escolas. Sou talvez muito velho e falta-me a fé simples que opera milagres. Mas não me passa pela cabeça mandar no 25 de Abril aos meus amigos de esquerda um cartão com uma girafa, ou no Halloween aos meus amigos wiccas um retrato a corpo inteiro do Marquês de Pombal. Não, o 25 de Abril não é Evolução. A cada um os seus deuses. Então porque é que agora recebo bolinhas, coelhos e cometas?! Porque é que tenho de ouvir, de todos os que não querem o Natal, a queixa de que não gostam do Natal?