6.7.05

As minhas frases, algumas

"Que sentidos nos faltam, para que possamos sentir os outros mundos à nossa volta?" (Frank Herbert, escritor americano de ficção científica, séc. XX. Num dos romances da série "Dune")

"Amo aquele que se envergonha quando os dados caem a seu favor" (Friedrich Nietzsche, filósofo alemão, séc. XIX. Penso que no "Para além do bem e do mal")

"Não tenho senão a imagem que faço de mim mesmo para me suster nos oceanos do nada" (Henri de Montherlant, escritor francês, séc. XX. Não sei onde a escreveu, penso que num dos seus ensaios e não nas suas peças de teatro).

"Se eu gritar, quem poderá ouvir-me, nas hierarquias dos Anjos? E, se até algum Anjo de súbito me levasse para junto do seu coração: eu sucumbiria perante a sua natureza mais potente. Pois o belo apenas é o começo do terrível, que só a custo podemos suportar, e se tanto o admiramos é porque ele, impassível, desdenha destruir-nos. Todo o anjo é terrível." (Rainer Maria Rilke, poeta alemão, sécs XIX-XX. Nas "Elegias de Duíno")

"Até ao fim do mundo" (Inscrição gravada nos túmulos de Dom Pedro e de Inês de Castro)

"Ah tocadora de harpa, se eu pudesse beijar teu gesto sem beijar a tua mão..." (Fernando Pessoa, nos Sonetos dos Passos da Cruz)

"Uma arte que tem a forma de um grito" (Ana Teresa Pereira, contista portuguesa contemporânea)

"Os cobardes, esses, rirão mais. Mas nunca terão música para dançar" (francês, meados do séc. XX ?... mas não me recordo de quem)

"Não fomos feitos para ser criaturas de luz, mas para dar sentido à escuridão" (Carl Jung, psicanalista e gnóstico suíço, séc. XX)

"Atravessei oceanos de tempo para te encontrar" (estará esta frase no livro de Bram Stoker? Não me lembro.. mas é dita pelo príncipe Vlad no Drácula de Francis Ford Coppola)

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei da primeira interrogação "que sentidos nos faltam" - talvez tenhamos todos, só que muitos de nós não os pressentem...
Ó Gold não fiques já chateadinho comigo, mas é que eu sou mesmo assim. Tocaste, com uma das tuas frases preferidas, num ponto que me é muito querido...e como esta é tão importante, fico-me por aqui...

6/7/05 22:58  
Anonymous Anónimo said...

...por mim gostava de dar sentido a todos os "sentidos" para "timidamente" ver com nitidez a "imagem" dos anjos! Se a visse pediria a um pintor que me desenhasse escrupulosamente igual a um deles... e dessa "criação" eu poderia ser aquilo que desde pequena rezo para poder vir a ser...

Gostava tanto de ser anjo!

Mas eu não queria ser um anjo no céu... (isso seria demasiado fácil creio)

eu queria ser anjo aqui... no mundo... "até ao fim do mundo"...

Sim... e queria ser "terrível"..."muito terrível" no sentido do Rilke e do Gold.

Quando era pequenina (ainda hoje talvez...)gostava de ser artista...

mas entre tocar "harpa e "dançar" preferiria dançar (principalmente se fossem os sons da Terra e do Mar... fortes...)

"Gritar" já o faço (às vezes em silêncio)mas nunca cheguei a "dar sentido à escuridão" porque não consegui "encontrar-me" - precisaria de muita luz...demasiada luz... para "te encontrar" também...

7/7/05 12:59  
Blogger Carla de Elsinore said...

bem, se soubesses à quanto tempo é que tento, sem sucesso, encontrar a trilogia Dune...

12/7/05 00:49  
Anonymous Anónimo said...

Vocês dizem umas coisas tão esquisitas...
Estão depressivos?
Cadê a força de Deus?

13/7/05 13:58  
Anonymous Anónimo said...

Não sei se estavas a falar de mim mas...não fiques preocupada Luzinha!!!isto pode parecer esquisito mas para mim isto é só uma forma de "exorcizar" o que me vai dentro... para poder ganhar mais força entendes!!ás vezes faz-me muito bem!Ajuda-me a desbloquear... é que normalmente não consigo "descarregar" de outra maneira... o melancólico e o triste podem não ser coisas más mas sim coisas que nos ajudam a crescer e a tentar ser melhores connosco e com os outros!!! um beijinho
(não te importas que te chame Luzinha mesmo sem te conhecer, pois não?)

13/7/05 16:26  
Anonymous Anónimo said...

Luz, tu preocupas-me. A sério.

13/7/05 18:19  
Anonymous Anónimo said...

São mesmos lindos vocês os dois Gold. e Luzinha... sempre a "discutir" (no bom sentido) e sempre preocupados um com o outro!

Que lindos mesmo!!!

mais beijinhos para os dois

...e para todos os outros também!!

13/7/05 19:21  
Anonymous Anónimo said...

Sou mesmo lamechas!! hi hi hi!!!

13/7/05 19:23  
Anonymous Anónimo said...

Gold! Eu preocupo-te porquê? Tu é que me preocupas porque tenho sempre a sensação que estás triste e deprimido e apesar de amigos virtuais eu tenho sempre um sentimento de "maternidade" em relação a todos os meus amigos. Desculpa se estou a ver mal...tomara que seja diferente!
Beijinho,

14/7/05 20:05  
Anonymous Anónimo said...

Ó Sophia e obrigada pelo teu abracinho! Tu deves ser uma pessoa muito terninha... Beijinho para ti,

14/7/05 20:06  

Enviar um comentário

<< Home