3.1.06

Nunca gostei de Janeiro. Capricórnio. A palavra "janeiro" faz mesmo lembrar chifres retorcidos. Janeiro é cor branco-sujo. É um mês com a mania que está no princípio. É todo igualzinho àquelas ruas de 26 de Dezembro, cheias de caixotes de lixo a derramar caixinhas de bonecas e garrafas de vinho do porto de má qualidade. Antigamente, o mundo dormia, sementes subterrâneas a germinar. Hoje, as cidades sem tempo (não há tempo onde o tempo não seja cíclico) transformaram Janeiro numa espécie de loteamento sem infra-estruturas.

Ainda por cima eleições. Uma das razões por que eu gostava de ser rico era sair daqui no São Martinho e voltar na Candelária. Todos os anos, e em especial neste.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

quando é a Candelária? o nome é bonito!

4/1/06 09:19  
Blogger Goldmundo said...

Candelária, Sophia, é para os católicos a festa de Nossa Senhora das Candeias, depois de ter sido uma festa romana de que me não lembro o nome.

Para os Pagãos é Inbolc, ou Candlemass. O meio caminho entre o solstício de Inverno e o Equinócio da Primavera. A primeira saudação à Luz.

4/1/06 20:18  
Blogger Goldmundo said...

2 de Fevereiro.

4/1/06 20:18  
Blogger Goldmundo said...

Ah, pois é.
Bem me parecia que os pagãos são um bocadinho precipitados :P

4/1/06 23:48  
Blogger Goldmundo said...

Candlemas é nome de chocolate de Barbie :P

5/1/06 23:28  
Anonymous Anónimo said...

ah ah ah aha ah ah!

6/1/06 09:19  
Blogger Elaine said...

Na perspectiva pagã:

Também conhecido como Imbolc, Oimelc e Dia da Senhora, Candlemas é o Festival do Fogo que celebra a chegada da Primavera. O aspecto invocado da Deusa nesse Sabbat é o de Brígida, a deusa celta do fogo, da sabedoria, da poesia e das fontes sagradas. Ela também é deidade associada à profecia, à divinação e à cura.

Esse Sabbat representa também os novos começos e o crescimento individual, sendo o "afastamento do antigo" simbolizado pela varredura do círculo com uma vassoura, ou vassoura da bruxa, tradicionalmente realizado pela Alta Sacerdotiza do Coven, que usa uma brilhante coroa de 13 velas no topo de sua cabeça.

Na Europa, o Sabbat Candlemas era celebrado nos tempos antigos com uma procissão à luz de archotes para purificar e fertilizar os campos antes da estação do plantio das sementes e para glorificar as várias deidades e os espíritos associados a esse aspecto, agradecendo-lhes.

A versão cristianizada da procissão de Candlemas honra a Virgem Maria e, no México, ela corresponde ao Ano Novo Asteca.

ESTÁ NA HORA DE ME IDENTIFICAR...DEIXO SEMPRE MSG ANONIMAS!
NUNCA LHE DISSE, MAS ADORO A FORMA COMO ESCREVE E SOBRE O QUE ESCREVE. O SEU BLOG É TALVEZ O MAIS BONITO DOS QUE JÁ LI :)

6/1/06 17:45  
Blogger Goldmundo said...

Elaine :) Não sabia que me visitavas. Bem vinda sempre. Tenho brindado a ti sob os Arcos de Pedra.

Venus, vamos cá a ver: o Natal não "acaba" :P E certamente que estão ligadas: não é por acaso que os católicos têm as Grandes Festas (menos a da Páscoa) nas datas das Festas Antigas. Embora também não seja para "fazer esquecer e oprimir". São a mesma coisa, vista com olhos renovados. Para quem saiba ler, tudo são sinais.

6/1/06 21:05  
Blogger Lord of Erewhon said...

JAJAJAJAJA!!! Comam uns pastelinhos-de-bacalhau!:)=

KLATUU

9/1/06 23:19  
Blogger Goldmundo said...

Como se ainda se encontrassem bons pastelinhos de bacalhau em Lisboa... :(

9/1/06 23:56  

Enviar um comentário

<< Home