4.12.05

Lídia

I.

Vem sentar-te comigo Lídia, à beira do rio.
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
que a vida passa, e nao estamos de maos enlaçadas.
(Enlacemos as mãos)



(sossegadamente sim, que pena. mas Lídia foi sempre junto de quem me sentei, me quis sentar. deve ser daí que nasceste, ribeira-de-mim, aprendamos dizia a vozinha cá dentro. o Príncipezinho não teve nunca uma camisa ou uma capa de amarrotar. enlacemos as mãos: cuidado. fui sempre este ver o rio que passa, e tanto mais quanto mais perto as mãos me fitarem.)

II.

Depois pensemos, crianças adultas, que a vida
passa e nao fica, nada deixa e nunca regressa,
vai para um mar muito longe, para ao pé do Fado,
Mais longe que os deuses.


(tão pequeno o rio, sabes, e estava pensar que a vida passa e sinto a tua mão como se fosse uma ausência já perdoas-me?)

III.

Desenlacemos as mãos, porque nao vale a pena cansarmo-nos.
Quer gozemos, quer nao gozemos, passamos como o rio.
Mais vale saber passar silenciosamente
e sem desassosegos grandes.
Sem amores, nem ódios, nem paixoes que levantam a voz,
nem invejas que dao movimento demais aos olhos,
nem cuidados, porque se os tivesse o rio sempre correria,
e sempre iria ter ao mar.


(não queria passar, sabes? mas sim, desenlacemos as mãos, não vale a pena cansas-te e eu começo a chorar. eu não queria ser igual ao rio, vamos para casa agora. eu nunca hei-de ser o grito inteiro)

IV.

Amemo-nos tranquilamente, pensando que podiamos,
se quiséssemos, trocar beijos e abraços e carícias,
mas que mais vale estarmos sentados ao pé um do outro
ouvindo correr o rio e vendo-o.

(se quiséssemos, se eu soubesse correr como o rio tão alto. se me deixasses afogar mas não te direi a palavra certa. se quisesses que eu fosse a tempestade maior. mais vale, sim, mais vale ficar. ouvimo-lo, não é? podíamos se quiséssemos mas eu não posso querer, não posso. se fosses Lìdia o abismo se fosses a pedra a sangrar)

V.

Colhamos flores, pega tu nelas e deixa-as
no colo, e que o seu perfume suavize o momento -
este momento em que sossegadamente nao cremos em nada,
pagãos inocentes da decadencia.

Ao menos, se for sombra antes, lembrar-te-as de mim depois
sem que a minha lembrança te arda ou te fira ou te mova,
Porque nunca enlaçamos as maos, nem nos beijamos
nem fomos mais do que crianças.

(lembrar-te-ás, diz-me. diz-me isso só e eu deixo-te sossegada as flores suaves. é tão triste ser criança e assim olha como eles dormem tão puros. não nos beijamos, Lídia, nem fomos mais e diz-me lembrar-te-ás do gesto e da incerteza do gesto e de quando disseste eu gosto do rio, vem.
Há um mistério tão grande em pés descalços)

VI.

E se antes do que eu levares o óbolo ao barqueiro sombrio,
eu nada terei que sofrer ao lembrar-me de ti.
Ser-me-ás suave à memória lembrando-te assim - à beira-rio,
pagã triste e com flores no regaço.

(e se antes do que eu. porque eu vou ficar, Lidia. sou a ribeira onde quase enlaçamos as mãos. e já não vou ter com o mar. porque então teria que gritar, e teria que saber o abismo que me não deste. vai., Lídia vai devagarinho. enlacemos as mãos)

[versos de Ricardo Reis]

6 Comments:

Blogger Luz Dourada said...

Obrigada por teres postado este poema tão bem ilustrado também....Sempre adorei a faceta Ricardo Reis. Boa semana para ti e um beijinho,

4/12/05 22:13  
Blogger João Dias de Carvalho said...

Silêncio…

Descoberto Arsenal Secreto na Foz do Rio Douro…

http://sal-portugal.blogspot.com/

O Timoneiro do Inferno…

http://sal-portugal.blogspot.com/2005/12/o-timoneiro-do-inferno.html

Sal de Portugal

5/12/05 16:00  
Blogger Lord of Erewhon said...

Lídia... VEM CÁ! AJOELHA! :)

5/12/05 20:12  
Blogger Goldmundo said...

Klatuu, fazemos assim: não profanas os meus túmulos e eu não mando benzer os teus... pode ser ? :)

5/12/05 20:50  
Anonymous Anónimo said...

Que lindo seria o Amor assim, parado o tempo, com todo o tempo do mundo pela frente e sem medo de deixar ir o outro, dar-lhe liberdade e amá-lo ainda assim...


Clara das mãos esguias

6/12/05 13:40  
Blogger Lord of Erewhon said...

É um bom acordo!:)

7/12/05 14:24  

Enviar um comentário

<< Home