27.9.05

Cerveja preta, país de Outubro

Sempre gostei de rituais, mas foram poucos os que consegui manter; e agora esqueço-me das coisas, cada vez mais deixo passar os dias como se só parte de mim fosse daqui. Hoje descobri que nem viajar me apetece mais (excepto uma viagem que tenho guardada no coração).

Em Outubro bebo cerveja preta. Não é que a não beba no resto do ano (e cada vez a aprecio mais); mas em Outubro bebo cerveja preta como se fizesse um brinde aos dias de escurecer. Tudo veio de um livro que li há tantos anos, "O tempo dos duendes" de Clifford D. Simak: vem, disse o duende, descansaremos e beberemos a doce cerveja preta de Outubro, a cerveja dos duendes. Ou qualquer coisa como isso. Gosto que as coisas tenham um lugar no tempo, como têm um lugar no espaço. O meu mundo é um mundo de regressar.

Às vezes, quando bebo vinho, passo devagar o copo por sobre o copo de água, sem ninguém notar. O brinde ao Rei de Além Mar. Era assim que os partidários do Bonnie Prince Charlie, o último rei legítimo da Inglaterra, saudavam o seu rei exilado em França, exilado além das lágrimas que são sempre o maior dos mares. E brindo devagarinho ao Rei que a minha terra não sabe que existe. O Rei é Rei, como a água é água, como o fogo é fogo.... quem além de mim se recorda ainda das coisas que podiam ser?

A verdade é a beleza do homem, a beleza é a verdade da mulher. Sombras. Toda a palavra é a derrota da verdade, todo o gesto é a derrota da beleza. Silêncio imóvel de deus, abóbada dos mundos. Bebo a cerveja preta de Outubro por causa da beleza dos duendes inexistentes. Brindo ao Rei de Além Mar por causa da verdade ausente. Às vezes olho um corpo como se escutasse um requiem na noite mais funda. Às vezes não sou daqui. Sim. Eu sou o País de Outubro.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E porque não o Regresso das Cinzas? "com a passagem do tempo, um homem jovem surgiu na estrada, como alguém emergindo de um sonho ou saindo das marés calmas de um mar silencioso, e encontrou-se numa paisagem estranha, .."

27/9/05 22:41  
Blogger Escabroso said...

Eu alinho. Vou adoptar.

26/10/05 17:19  

Enviar um comentário

<< Home