14.2.05



Morreu Lucia, a pastora. Não morreu, infelizmente, a falta de vergonha dos senhores que se crêem representantes da "direita" e que caçam os votos "católicos" como quem caça moscas com vinagre. A campanha está "suspensa", foi decretado (ou fala-se disso) luto nacional. Não confirmei se é verdade. Por princípio não acredito nos jornais e nos jornalistas. Mas eu, Goldmundo, católico, não aceito o "luto nacional", e se isso se confirmar considero-me pessoalmente ofendido pelo Sr. Lopes e pelo Sr. Portas. Entendamo-nos:

Ou Fátima - tal como Lúcia a descreveu - aconteceu, ou não aconteceu. Se não aconteceu, Lúcia é uma velhinha como tantas outras, talvez meia tonta, talvez boa pessoa. Se aconteceu, Lúcia vive - porque a mensagem católica é uma mensagem de vida eterna - e encontrou finalmente, face a face, o Mistério que lhe foi dado adivinhar na Terra. Não há terceira hipótese, não há meios-termos, não há conciliação possível. Não há qualquer fundamento para "lutos" e "pesares" oficiais, a não ser uma brincadeira de mau-gosto.

É que, se Lucia não era mais que uma velhinha tonta (e devemos respeitar as velhinhas tontas), era uma velhinha que há mais de meio século decidiu retirar-se do "mundo" e professar na mais fechada, na mais silenciosa, na mais contemplativa das ordens religiosas: o Carmelo. O Carmelo, como Ordem, é mais antiga que a Igreja: é talvez, hoje em dia, a mais antiga organização do mundo "judeo-ocidental". Quem faz voto de entrada no Carmelo morre para nós, os vivos-da-terra, no dia em que as portas se fecham atrás de si. Não há luto - de ninguém - por uma freira carmelita; não há luto - nacional - por uma velhinha tonta. Por boa pessoa que seja.

Mas se Lucia tiver sido a Vidente de Fátima - se a Mãe de Deus se lhe tiver mesmo manifestado num dia quente de Maio de 1917 - então o dia de hoje é um dia de profunda alegria. Perdemos, na Terra, um filho de Adão e Eva, os pecadores; ganhámos, no céu, um filho eterno do Deus Vivo. A Igreja militante - nós - perdeu um membro insignificante; a Igreja Triunfante - os verdadeiramente vivos, os que contemplam a Verdade com o próprio Rosto da Verdade - ganhou mais uma alma para nos acompanhar, nos ajudar, nos fazer encontrar neste mundo de caminhos perdidos.

Acreditem no que quiserem. Mas em caso algum aceitem o luto. Fiquem contentes, os que não acreditam, porque morreu mais um dos que andava enganado. fiquem felizes, os que não gostam dos católicos, porque morreu mais uma dos que fizeram o ópio do povo. rejubilem os católicos porque nasceu mais um santo. Alegrem-se os homens de boa vontade, porque é bom ver uma pessoa que se manteve a vida toda fiel aos seus ideiais e às suas crenças. E todos - mas todos - revistamo-nos de luto por sermos quem somos: um país que aceita hipócritas destes como responsáveis, chefes, políticos, seja lá o que for.

P.S. Receei ver o silêncio dos meus bispos sobre este assunto. É altura de dizer que os bispos católicos são escolhidos pelo Papa, não por pedido do Cardeal de Lisboa mas, principalmente, por recomendação do Núncio ("embaixador") do Vaticano, e que até há bem pouco tempo tínhamos neste cargo um cavalheiro que não devia ser bom da cabeça, a avaliar por quem foi indicando aos pobres dos papas (ele vinha do tempo do Paulo VI). Parece que o Bispo de Setúbal já disse alguma coisa sobre isto. Cristo - há tanto tempo - também disse tudo o que há a dizer sobre esta gente: "sepulcros caiados de branco".

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ninguém comentou este post, mas agora vou eu comentar: Concordo contigo Gold! Verdade ou alucinação, Maria, extraterrestres, espirito de luz, fosse o que fosse, deve ter acontecido alguma coisa! Agora a apropriação política da morte da tal velhinha salazarista que nunca deixava de votar para não irem para lá os comunas não devia ter sido aproveitada para fins eleitoralistas. Quando à reclusão dela no Carmelo, desculpa lá mas a minha inocência não me perdoa... eu acho que ela foi metida lá dentro exactamente para não poder falar.Fátima deu e dá muito jeito... Olha quando falávamos das vitimas e dos carrascos, acho que ela também foi uma vitima que depois aceitou a sua sina...
Estranhos caminhos que são tecidos...

11/7/05 15:01  

Enviar um comentário

<< Home