15.1.06

Muito antes da apresentação das coisas (II): o entrelaçar das chamas altas

Fosse isto a vida, disse a Aquilária, o entrelaçar das chamas altas, murmúrios que no silêncio se abraçam. E atrás tinha-me avisado: toda a beleza é convulsiva. E por isso trago aqui esta pintura, que tem a vida tal como é, não como a vemos ao nos venderem olhos vendados: Evelyn de Morgan outra vez. Amigos, não temam as asas dos anjos maiores.



Fosse isto a vida, não é, e a vida seria uma coisa inteira, amor grande que não sabe de princípio nem fim. Mas a verdade é que a vida não é o que fazemos, mas o que ocultamente em nós alguém como a uma coisa nos faz. Dizia-me há dias um de nós, há um amor que é desde sempre, tão mais raro que o amor vulgar para sempre. Há um amor que é feito de ir ao princípio. E no princípio estão os príncipes, o gesto claro que enforma o mundo tão grande. No princípio, Aquilária, há sempre o entrelaçar das chamas mais altas. Há sempre esta coisa que é a dança que todas as coisas fez: mistério da criação, início.

Somos as chamas, sim. Incendium amoris.


E se tratas de averiguar como sejam estas coisas, pergunta-o à graça, e não à doutrina; ao desejo, e não ao entendimento; à oração, e não ao estudo; à esposa, e não ao mestre; à escuridão, e não à claridade; a deus, mas não ao homem; não à luz, mas ao fogo que inflama totalmente e conduz ao Único [...], fogo [...] que experimenta aquele que aprende a dizer " minha alma quis o suplício e os meus ossos a morte". Aquele que ama está morto, e por isso pode ver a deus: porque, sem dúvida, são verdadeiras as palavras "não me verá homem algum sem morrer". Morramos, pois, e penetremos nesta escuridão.

S. Boaventura, Itinerário da mente para deus.

Muito antes da apresentação das coisas está a noite, que ilumina a luz.

3 Comments:

Blogger Vítor Mácula said...

Caro Goldmundo.

Bem, a malta dá-te uma sardinha e tu sacas um cachalote ;)

Um abraço mobydickiano!

16/1/06 17:12  
Blogger aquilária said...

almas em fogo.


um abraço

17/1/06 14:21  
Blogger Lord of Erewhon said...

Enfim... te vejo citar uma obra absolutamente fundamental! O teu texto é muito belo e sabedor - mas já estamos habituados.

17/1/06 16:43  

Enviar um comentário

<< Home