30.1.08


Quis escrever. Como quase sempre, comecei por buscar uma imagem: sucessivamente considerei, e rejeitei, uma montanha islandesa, as ruínas de uma fábrica, as perturbantes mãos de Eva Green, dois corvos. Encontrei esta evocação de pedra e água, que me recordou um verso breve de Pound. Pensei na beleza dos mundos, na nossa estranha ignorância dos demónios. Inconscientemente acendi um cigarro, e outro depois. Esbocei uma frase que me não agradou e que apaguei devagar. Lembrei-me da carta que não escrevi a uma amiga na Holanda, lembrei-me do meu colégio: tectos de madeira esculpida que são agora a fria ostentação de um Banco. Lembrei-me de que ainda me falta fazer tanta coisa, de que ao contrário da água e da pedra hei-de morrer.

É tarde, e talvez já não escreva hoje.

4 Comments:

Blogger Vítor Mácula said...

oito e meio é uma peculiar forma de nove, pois.

é no acto do dizer que apreendemos o nada desse mesmo dizer.

e esse nada, algo diz.

ou então sopas. mas não faz sentido ser estritamente sopas. tem de haver qualquer coisa, diz a sabedoria popular. ou se preferirmos: diz o próprio dizer no seu fracasso.

e mais terrivelmente: diz o próprio viver no seu fracasso. este o método paradoxal duma maior lucidez, pode-se estuporadamente dizer.

abraço, maister, é bom ler-te

30/1/08 16:40  
Blogger Goldmundo said...

Pois. Essa das sopas teve graça. Mas não sei se no acto de dizer, se antes na tentativa de dizer o silêncio.

Mas isso é a minha velha ideia de um dia conseguir escrever uma história parada.

Abraço, caríssimo

31/1/08 20:21  
Blogger Revolta said...

A ASAE é um órgão que não está a fiscalizar correctamente e faz abusos de poder. O honrado político Sr. 300 dá uma nova vida ao comércio tradicional, contra o monopólio das grandes superfícies. Assim sim, Sr. 300. A antiga moeda, o escudo, fica agradecido, e as nossas lojas também. Sr. Telmo Correia continue o seu bom trabalho e propaganda...Ups...Enganei-me...Sr. Loja dos 300!

4/2/08 14:22  
Anonymous Anónimo said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

8/1/10 14:09  

Enviar um comentário

<< Home